domingo, 10 de abril de 2011

Divulgação

Amigos, conforme informei em aula, seguem as informações do seminário de metodologia do Design.

Nos dias 18, 19 e 20 de abril será realizado o IV SEMINÁRIO DE METODOLOGIA EM DESIGN, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista.

O IV SMD tem por objetivo geral, reunir professores e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Design, bem como aqueles que atuam na inter-relação entre a graduação e a pós-graduação em design, para discutir a metodologia a partir dos enfoques da pesquisa, do ensino e do projeto, analisando a situação atual e prospectando perspectivas futuras.

Informações: http://www2.faac.unesp.br/posgraduacao/smd2011/index.html

2 comentários:

  1. Olá Cear e pessoal DI, conforme prometido, segue a minha crônica!
    Espero que gostem e continuem divulgando...
    Boa semana!

    Fósforos, sopa e jornal

    Certa vez, lá pelos anos 80, numa estrada do Rio Grande do Sul entre Porto Alegre e Gramado, eu e meu pai estacionamos o carro em um pequeno hotel para jantarmos, tomarmos um banho quente e dormir nos refazendo de um dia cheio de reuniões e nos prepararmos para o próximo que seria exatamente igual ao anterior.
    O que eu não esqueço foi como o recepcionista nos tratou!
    De uma maneira bem simples fez nosso check-in e nos informou, já nos chamando pelos nossos nomes, que em nossos quartos haveria toalhas e roupas de cama limpinhas e cheirosas. Que a dispunham de TV, frigobar e alguns livros de contos sobre o folclore do sul além de fósforos.
    Fiquei por entender, mas estava tão cansada que nem quis dizer ao recepcionista que nem eu e nem meu pai fumávamos.
    Ao chegar aos nossos quartos, realmente as camas estavam convidativas, perfumadas e com enxoval macio, reconfortantes.
    Quando olhei para o canto do quarto, vi uma pequena lareira arrumadinha com as lenhas e sobre elas uma caixinha de fósforos.
    Fui para o banho rindo de mim mesma pela minha falta de sensibilidade. O banho estava delicioso. Não queria sair dali, pois todos os produtos eram artesanais e com perfumes relaxantes, bem suaves. Até o roupão era muito macio.
    Só tomei coragem de sair do meu banho relaxante ao ouvir o telefone tocar, que por sua vez tinha uma campainha bem mais baixa que os telefones do resto dos hotéis.
    Ao atender ao telefone ouvi a voz do recepcionista, se desculpando por me incomodar e avisando que a sopa estava subindo.
    Eu disse que não era incomodo nenhum e ao agradecer pela gentileza de me avisar, ele se desculpou novamente e me perguntou como eu gostava de tomar meu café pela manhã e qual revista ou jornal tinha o hábito de ler.
    Eu estava encantada com aquele hotel de beira de estrada. Acendi a lareira e dormi depois de uma saborosa sopinha.
    Ao ser acordada pelo meu pai na manhã seguinte, tive a grata satisfação de vê-lo tão encantado quanto eu.
    Tomamos nosso café, exatamente como tínhamos escolhido. Meu pai, café puro com um pedaço de bolo de coco e o meu café com leite acompanhado de um queijo quente! Lemos o jornal e conversamos um pouco com o gerente que também estava tomando seu café e começou a nos perguntar algumas coisas pra puxar conversa. É bom conversar com pessoas quando estamos muito tempo longe de casa! Eu e meu pai saímos na segunda-feira e só retornávamos na sexta.
    Pagamos a nossa diária e saímos com uma leveza agradável daquele hotel.
    Hoje, passamos por lá muito de vez em quando, porém muito felizes da vida ao vermos como prosperaram só oferecendo caixas de fósforos, sopa no jantar, jornais e uma boa dose de carinho aos seus hóspedes!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cesar!

    Na última aula voce solicitou que a leitura de um texto que seria opcional e estaria no blog, eu li um capítulo do livro "Desenho Universal - Caminhos da acessibilidade no Brasil", achei muito interessante e, estou passando a citação para aqueles que tiveram curiosidade:
    "Desenho universal:Caminhos para a acessibilidade no Brasil; organização de Adriana R. de Almeida Prado/ Maria Elisabete Lopes/Sheila Walbe Ornstein - São Paulo: Annablume,2010 - pág.69 a 79"

    ResponderExcluir